PT / EN
 

Em que consiste o Teste Rápido do VIH

O teste rápido dá o resultado em cerca de 20 minutos.

Consiste na recolha de uma pequena gota de sangue obtida através de uma picada na ponta do dedo da mão. A gota de sangue é transferida para um pequeno tubo e introduzida no dispositivo de teste. O dispositivo vai procurar anticorpos para o VIH e o resultado do teste pode ser não reativo ou reativo.

O HSH com teste reativo para anticorpos de VIH terá de realizar teste confirmatório.

O teste confirmatório é realizado num laboratório de um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de referenciação pelo técnico de rastreio comunitário.

Porque me devo testar
no CheckpointLX

Havendo sexo, há risco. A única forma de saber se houve transmissão da infeção pelo VIH, durante as práticas sexuais sem preservativo, é através do teste.

As pessoas com infeção aguda (muito recente) para o VIH têm uma probabilidade muito elevada de transmitir a infeção durante as práticas sexuais. Nessa fase a infeção pode não ser detectada num rastreio de rotina. As pessoas que vivem com o VIH mas que estejam em tratamento e com carga viral indetetável têm uma probabilidade extremamente baixa de transmitir a infeção durante as práticas sexuais. Deste modo, o teste regular é determinante para se detetar a infeção em fases infeciosas e possibilitar o tratamento precoce da mesma e, assim, quebrar a cadeia de transmissão durante as práticas sexuais.

Os testes rápidos e o aconselhamento são anónimos, confidenciais, gratuitos e prestados por outros HSH - sem julgamentos ou preconceitos.

O CheckpointLX recomenda a realização regular do teste - duas ou mais vezes por ano.

O CheckpointLX assegura o acesso à consulta especializada num hospital do SNS, para realização de teste confirmatório de todas as pessoas com teste reativo para anticorpos do VIH no centro.

Como funciona
o aconselhamento

No aconselhamento entre pares do CheckpointLX pretendemos dar informação e responder a todas as perguntas num ambiente descontraído, no qual seja possível uma conversa amigável e uma troca de ideias descomplexada, de igual para igual. E sempre num contexto protegido e confidencial.

Os técnicos do CheckpointLX têm formação específica e atualizada para informar sobre a infeção pelo VIH ou outras IST e responder às perguntas, sem julgamentos nem preconceitos.

Alguns dos temas mais frequentes são:

O aconselhamento é voluntário, é possível fazer o teste sem qualquer tipo de aconselhamento.

O SEU CONTRIBUTO É IMPORTANTE

Faça o seu donativo online ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0802 00005343930 09
Caso queira receber um recibo de donativo, envie-nos um email com os seus dados para raquel.pisco@gatportugal.org