Porque é que o CheckpointLX é para homens que têm sexo com homens?
Atualmente, dezoito em cada cem homens que têm sexo com homens (HSH) portugueses já vive com a infeção por VIH. A cada novo ano, quatro em cada cem HSH adquire a infeção por VIH. Este grupo vulnerável é identificado como de intervenção prioritária pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela Direção Geral de Saúde (DGS). Estes foram os fundamentos com evidência científica que levaram à criação do CheckpointLX.
Logo, o centro é para HSH e a sua equipa de pares, serviços e o aconselhamento sexual estão capacitados e desenhados apenas para dar resposta às necessidades de saúde sexual deste grupo vulnerável prioritário.
Sou mulher ou homem heterossexual, posso fazer o teste para o VIH no CheckpointLX?
Sim e o atendimento é feito por ordem de chegada.
A marcação de teste está reservada aos homens que têm sexo com homens (HSH).
É obrigatória a marcação do teste?
A marcação é voluntária e está reservada aos homens que têm sexo com homens.
Aconselhamos marcar por telefone (+351 910 693 158) porque facilita a comparação de agendas e a negociação direta da hora da marcação conforme as vagas existentes nos gabinetes de rastreio.
Os testes são fiáveis?
A fiabilidade dos testes avalia-se quanto à sua sensibilidade e a especificidade.
Os testes de rastreio fiáveis são aqueles que tenham sensibilidade e especificidade próximos de 100%, ou seja, cuja ocorrência de falsos negativos e falsos positivos seja rara a nula.
Todos os testes usados no CheckpointLX têm sensibilidade e especificidade próxima de 100%.
O resultado do teste exclui situações de risco a partir de quando?
Os testes rápidos usados no centro pesquisam anticorpos (os anticorpos são defesas específicas produzidas pelo organismo para combater as infeções e doenças).
O tempo entre a exposição ao agente responsável pela infeção e a produção de anticorpos suficientes para serem detetados pelo teste rápido chama-se período janela.
O período janela para o VIH é de 90 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VIH, caso tenha ocorrido há menos de 3 meses.
O período janela para a sífilis é de 90 dias, ou seja, resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por sífilis, caso tenha ocorrido há menos de 3 meses.
O período janela para o vírus da hepatite B é de 60 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VHB nas práticas sexuais sem uso de preservativo e nas práticas em que haja partilha de materiais corto perfurantes que tenham acontecido há menos de 2 meses.
O período janela para o vírus da hepatite C é de 180 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VHC nas práticas sexuais sem uso de preservativo e nas práticas em que haja partilha de materiais corto perfurantes que tenham acontecido há menos de 6 meses.
Há outro tipo de teste em que o período janela seja menor?
Não, os centros de rastreio não dispõem de testes rápidos com um menor período janela.
Posso escolher o técnico de rastreio comunitário?
Não, o atendimento é feito pelos técnicos de rastreio comunitários (TRC) escalados e disponíveis. A pessoa que se apresenta para rastreio ou aconselhamento pode recusar-se a ser atendida pelo TRC disponível, porém não pode escolher o TRC.
Existem situações em que o técnico de rastreio comunitário pode combinar seguimentos e agendar marcação conjunta (por exemplo, para realizar teste rápido fora do período janela ou efetuar uma referenciação para consulta médica).
Posso fazer o teste acompanhado de outra pessoa (amigo, familiar ou parceiro sexual)?
Não. As sessões de aconselhamento ou rastreio são confidenciais, logo não é permitida a presença de terceiros.
Posso obter um comprovativo com o resultado do teste?
Não, porque o teste é anónimo.
Posso fazer o teste sem responder a qualquer pergunta?
Sim, basta informar o técnico de rastreio comunitário da vontade em não responder a qualquer pergunta.
Nestes casos, o técnico de rastreio comunitário faz o teste e pede para aguardar pelo resultado na sala de espera.
O CheckpointLX tem médicos ou enfermeiros?
Não, a equipa do centro é constituída por técnicos de rastreio comunitário, administrativo e coordenador.
O centro dispõe de uma consulta de infeções de transmissão sexual (IST) − exclusiva para homens que têm sexo com homens (HSH), mulheres trans (male to female) e homens trans (female to male) que têm sexo com homens − com profissionais de saúde e que funciona em dias e horários específicos no centro e sob marcação (mais informações aqui)
O acesso à marcação para consulta de IST é feito pelo técnico de rastreio comunitário quando o HSH: (1) teve um teste rápido reativo; (2) tem sinais e sintomas de IST; (3) teve contato com parceiros recentemente diagnosticados com IST ou com sinais ou sintomas de IST; (4) recebeu uma mensagem do CheckOUT (notificação anónima de parceiros) ou (5) tomou a decisão de usar a profilaxia pré-exposição.
É possível realizar no CheckpointLX injeções, vacinas ou profilaxias?
Sim. Os antibióticos ou vacinas prescritos na consulta médica do centro podem ser administrados localmente, após compra na farmácia.
Como obter o número de utente do SNS
Consulta aqui algumas formas de obter o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.
Como posso ser colaborador do CheckpointLX?
As candidaturas espontâneas devem ser enviadas para o geral@checkpointlx.com com anexo da carta de motivação e currículo.
Os candidatos deverão ser homens que têm sexo com homens e não ter nenhum impedimento em assumir a orientação sexual publicamente.
Como posso ser voluntário no CheckpointLX?
Os voluntários do CheckpointLX participam atividades fora do centro, tais como:
-
Incursão a locais de socialização dos HSH para divulgação dos serviços do centro;
-
Construção de kit preservativo e lubrificante em casa para posterior distribuição;
-
Distribuição de preservativos na Marcha Orgulho LGBT Lisboa, Arraial Pride Lisboa e na Semana Europeia do Teste;
-
Apoio na divulgação de campanhas de rastreio.
Candidaturas espontâneas a voluntariado devem ser enviadas para o geral@checkpointlx.com.
Quem financia o CheckpointLX?
Os financiadores e patrocinadores do centro estão disponíveis para consulta aqui.