Porque é que o GAT Checkpoint LX é para homens que têm sexo com homens?
Atualmente, dezoito em cada cem homens que têm sexo com homens (HSH) portugueses já vive com a infeção por VIH. A cada novo ano, quatro em cada cem HSH adquire a infeção por VIH. Este grupo vulnerável é identificado como de intervenção prioritária pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) e pela Direção Geral de Saúde (DGS). Estes foram os fundamentos com evidência científica que levaram à criação do GAT Checkpoint LX.
Logo, o centro é para HSH e a sua equipa de pares, serviços e o aconselhamento sexual estão capacitados e desenhados apenas para dar resposta às necessidades de saúde sexual deste grupo vulnerável prioritário.
Sou mulher ou homem heterossexual, posso fazer o teste para o VIH no GAT Checkpoint LX?
Sim e o atendimento é feito por ordem de chegada.
A marcação de teste está reservada aos homens que têm sexo com homens (HSH).
É obrigatória a marcação do teste?
A marcação é voluntária e está reservada aos homens que têm sexo com homens.
Aconselhamos marcar por telefone (+351 910 693 158) porque facilita a comparação de agendas e a negociação direta da hora da marcação conforme as vagas existentes nos gabinetes de rastreio.
Os testes são fiáveis?
A fiabilidade dos testes avalia-se quanto à sua sensibilidade e a especificidade.
Os testes de rastreio fiáveis são aqueles que tenham sensibilidade e especificidade próximos de 100%, ou seja, cuja ocorrência de falsos negativos e falsos positivos seja rara a nula.
Todos os testes usados no GAT Checkpoint LX têm sensibilidade e especificidade próxima de 100%.
O resultado do teste exclui situações de risco a partir de quando?
Os testes rápidos usados no centro pesquisam anticorpos (os anticorpos são defesas específicas produzidas pelo organismo para combater as infeções e doenças).
O tempo entre a exposição ao agente responsável pela infeção e a produção de anticorpos suficientes para serem detetados pelo teste rápido chama-se período janela.
O período janela para o VIH é de 90 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VIH, caso tenha ocorrido há menos de 3 meses.
O período janela para a sífilis é de 90 dias, ou seja, resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por sífilis, caso tenha ocorrido há menos de 3 meses.
O período janela para o vírus da hepatite B é de 60 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VHB nas práticas sexuais sem uso de preservativo e nas práticas em que haja partilha de materiais corto perfurantes que tenham acontecido há menos de 2 meses.
O período janela para o vírus da hepatite C é de 180 dias, ou seja, o resultado do teste não traduz a possibilidade de transmissão da infeção por VHC nas práticas sexuais sem uso de preservativo e nas práticas em que haja partilha de materiais corto perfurantes que tenham acontecido há menos de 6 meses.
Há outro tipo de teste em que o período janela seja menor?
Não, os centros de rastreio não dispõem de testes rápidos com um menor período janela.
Posso escolher o técnico de rastreio comunitário?
Não, o atendimento é feito pelos técnicos de rastreio comunitários (TRC) escalados e disponíveis. A pessoa que se apresenta para rastreio ou aconselhamento pode recusar-se a ser atendida pelo TRC disponível, porém não pode escolher o TRC.
Existem situações em que o técnico de rastreio comunitário pode combinar seguimentos e agendar marcação conjunta (por exemplo, para realizar teste rápido fora do período janela ou efetuar uma referenciação para consulta médica).
Posso fazer o teste acompanhado de outra pessoa (amigo, familiar ou parceiro sexual)?
Não. As sessões de aconselhamento ou rastreio são confidenciais, logo não é permitida a presença de terceiros.
Posso obter um comprovativo com o resultado do teste?
Não, porque o teste é anónimo.
Posso fazer o teste sem responder a qualquer pergunta?
Sim, basta informar o técnico de rastreio comunitário da vontade em não responder a qualquer pergunta.
Nestes casos, o técnico de rastreio comunitário faz o teste e pede para aguardar pelo resultado na sala de espera.
O GAT Checkpoint LX tem médicos ou enfermeiros?
Os testes rápidos são realizados por Técnicos de Rastreio Comunitários (TRC), que são pares treinados para os realizar.
O centro dispõe de uma consulta de infeções de transmissão sexual (IST) − exclusiva para homens que têm sexo com homens (HSH), mulheres trans (male to female) e homens trans (female to male) que têm sexo com homens − com profissionais de saúde e que funciona em dias e horários específicos no centro e sob marcação (mais informações aqui)
O acesso à marcação para consulta de IST é feito pelo técnico de rastreio comunitário quando o HSH: (1) teve um teste rápido reativo; (2) tem sinais e sintomas de IST; (3) teve contato com parceiros recentemente diagnosticados com IST ou com sinais ou sintomas de IST; (4) recebeu uma mensagem do CheckOUT (notificação anónima de parceiros) ou (5) tomou a decisão de usar a profilaxia pré-exposição.
É possível realizar no GAT Checkpoint LX injeções, vacinas ou profilaxias?
Sim. Os antibióticos ou vacinas prescritos na consulta médica do centro podem ser administrados localmente, após compra na farmácia.
Como obter o número de utente do SNS
Consulta aqui algumas formas de obter o número de utente do Serviço Nacional de Saúde.
Como posso ser colaborador do GAT Checkpoint LX?
As candidaturas espontâneas devem ser enviadas para o checkpointlx@gatportugal.org com anexo da carta de motivação e currículo.
Os candidatos deverão ser preferencialmente homens que têm sexo com homens e não ter nenhum impedimento em assumir a orientação sexual publicamente.
Como posso ser voluntário no GAT Checkpoint LX?
O GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos é uma associação que defende mudanças legais e políticas que afetem positivamente a saúde, direitos e qualidade de vida das pessoas que vivem com VIH ou que estão em risco de o adquirirem.
Procuramos pessoas:
- Dispostas a exercer as funções de que o GAT necessita;
- Com disponibilidade temporal;
- Com motivação para ajudar;
- Comprometidas, vendo o voluntariado no GAT como algo a médio/longo prazo;
- Cooperativas, tendo a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e com a especificidade dos nossos utentes;
- Disponíveis para a aceitar a diversidade das comunidades com quem trabalhamos.
Oferecemos formação para a execução dos perfis a que se candidatam, acompanhamento por parte do nosso departamento de voluntariado e uma experiência única de participar na mudança social e impactar a vida das comunidades de pessoas mais vulneráveis.
Para colaborar connosco basta clicar aqui.
Muito obrigado pela sua colaboração.
Para obter mais informações pode contactar-nos através do seguinte e-mail: voluntarios@gatportugal.org
Consulte aqui o Regulamento de Voluntariado.
Procuramos pessoas:
- Dispostas a exercer as funções de que o GAT necessita;
- Com disponibilidade temporal;
- Com motivação para ajudar;
- Comprometidas, vendo o voluntariado no GAT como algo a médio/longo prazo;
- Cooperativas, tendo a capacidade de trabalhar em equipas multidisciplinares e com a especificidade dos nossos utentes;
- Disponíveis para a aceitar a diversidade das comunidades com quem trabalhamos.
Oferecemos formação para a execução dos perfis a que se candidatam, acompanhamento por parte do nosso departamento de voluntariado e uma experiência única de participar na mudança social e impactar a vida das comunidades de pessoas mais vulneráveis.
Quem financia o GAT Checkpoint LX?
Os financiadores e patrocinadores do centro estão disponíveis para consulta aqui.