PT / EN

CheckOUT™ serviço de notificação anónima de parceiros

O que é?

O CheckOUT™ é um serviço gratuito que permite a notificação dos parceiros sexuais de forma anónima e confidencial quando é diagnosticada uma infeção de transmissão sexual no CheckpointLX.

Como aceder?

O uso do CheckOUT™ é feito numa área reservada do site, acedida com um código que é dado pelo técnico no momento do diagnóstico. Pode-se aceder ao CheckOUT™ em casa ou qualquer local com acesso à internet.
Inserir o código dado no CheckpointLX no campo no final desta página e carregar em OK para entrar no CheckOUT™.

Para que serve?

Informar um parceiro sexual sobre uma infeção recente pode incentivá-lo para a realização de um rastreio ou de um tratamento preventivo. O CheckOUT™ foi criado para responder às situações em que não exista confiança, segurança ou à vontade suficiente para comunicar o diagnóstico recente de infeção de transmissão sexual aos parceiros sexuais. A maioria das pessoas prefere ser notificada presencialmente ou de forma não anónima (mensagem ou telefonema pessoal). Se mais alguém, além do(s) parceiro(s) sexual(is), pode ler a mensagem enviada, não utilizes o CheckOUT™.

Como funciona?

É simples, no CheckOUT™ só é pedido para selecionar as infeções de transmissão sexual diagnosticadas e para inserir os contatos dos parceiros sexuais (telemóvel ou correio eletrónico). Aconselhamos a inserir os contactos de todos os parceiros sexuais dos últimos 6 meses. Este é o período provável de transmissão para a maioria das infeções de transmissão sexual.
Após submissão, o CheckOUT™ envia automaticamente uma mensagem com informação da probabilidade de terem tido contato recente com um parceiro sexual infetado e com a indicação de locais onde é possível fazer o rastreio.

É necessário pagar alguma coisa?

Não, o envio de mensagens pelo CheckOUT™ é gratuito.

Fica algum dado registado?

Não é solicitado nenhum dado de identificação em nenhuma circunstância. Os contatos dos parceiros sexuais são eliminados automaticamente pelo sistema após o envio das mensagens.
É registado, para estatística da utilização do CheckOUT™, a quantidade de mensagens enviadas. Qualquer fornecedor do serviço de dados é obrigado por lei a registar a hora, data e IP do dispositivo informático utilizado. Estes dados são usados em caso de uso abusivo, para efeitos de responsabilização cível.

Porque devo avisar os parceiros sexuais?

Somos uma rede sexual. Informar os parceiros sexuais é determinante para quebrar as cadeias de transmissão de infeções sexualmente transmissíveis.

O CheckOUT™ pode ser usado caso não se seja utilizador dos serviços de rastreio do CheckpointLX?

Não, só as pessoas com uma infeção de transmissão detetada no CheckpointLX é que têm acesso ao CheckOUT™.

Entrar no CheckOUT™



O SEU CONTRIBUTO É IMPORTANTE

Faça o seu donativo online ou por transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0802 00005343930 09
Caso queira receber um recibo de donativo, envie-nos um email com os seus dados para raquel.pisco@gatportugal.org