O GAT Checkpoint LX oferece outros três rastreios rápidos: sífilis, vírus da hepatite B (VHB) e vírus da hepatite C (VHC). Estes rastreios só estão disponíveis para os homens que têm sexo com homens (HSH) e pessoas trans que tenham sexo com homens e só são executados pelo técnico de rastreio comunitário mediante critérios de seleção - baseados nas práticas de risco para a transmissão de sífilis, VHB e VHC.
O teste rápido dá resultado em 15 minutos.
Consiste na recolha de gotas de sangue obtidas através de uma picada na ponta do dedo da mão. As gotas de sangue são transferidas para um pequeno tubo e introduzidas no dispositivo de teste. O dispositivo vai procurar anticorpos para a sífilis e o resultado do teste pode ser não reativo ou reativo.
O HSH com teste reativo para anticorpos de sífilis terá de realizar teste confirmatório.
O teste confirmatório é acedido através de referenciação pelo técnico de rastreio comunitário.
O teste rápido dá resultado em 15 minutos.
Consiste na recolha de gotas de sangue obtidas através de uma picada na ponta do dedo da mão. As gotas de sangue são transferidas para um pequeno tubo e introduzidas no dispositivo de teste. O dispositivo vai procurar antigénios para VHB e anticorpos para o VHC e o resultado do teste pode ser não reativo ou reativo.
O HSH com teste reativo para antigénios VHB ou anticorpos de VHC terá de realizar teste confirmatório.
O teste confirmatório é realizado num laboratório de um hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), através de referenciação pelo técnico de rastreio comunitário.
O rastreio de outras infeções de transmissão sexual pode ser feito em diferentes serviços/centros: