A Lisbon MSM Cohort é uma investigação permanente no CheckpointLX que tem como objetivos quantificar a incidência da infeção pelo VIH e seus determinantes, na população de homens que têm sexo com homens portugueses, ao longo do tempo. Este estudo, iniciado em 11 de Abril de 2011, é da responsabilidade do CheckpointLX/ GAT e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).
Os participantes elegíveis são todos os HSH maiores de idade que, de forma voluntária, consintam responder a um questionário comportamental sempre que façam o teste de VIH no nosso centro. A participação é muito simples:
Quanto mais homens participarem mais próximo da realidade se torna o retrato da rede sexual de HSH em Portugal e quais são atualmente os determinantes da infeção pelo VIH e, consequentemente, mais específica e atualizada se torna a intervenção do CheckpointLX. Outro efeito benéfico da participação é a produção de evidência epidemiológica de elevada qualidade que serve de argumento para a existência e manutenção dos nossos serviços pelos organismos oficiais de saúde.
PREVIH