O teste rápido dá o resultado em 15 minutos.
Consiste na recolha de gotas de sangue obtida através de uma picada na ponta do dedo da mão. As gotas são transferidas para um pequeno tubo e introduzidas no dispositivo de teste. O dispositivo vai procurar anticorpos para o VIH e o resultado do teste pode ser não reativo ou reativo.
O HSH com teste reativo para anticorpos de VIH deverá realizar teste confirmatório.
Havendo sexo, há risco. A única forma de saber se houve transmissão da infeção pelo VIH, durante as práticas sexuais sem preservativo, é através do teste.
As pessoas com infeção aguda (muito recente) para o VIH têm uma probabilidade muito elevada de transmitir a infeção durante as práticas sexuais. Nessa fase a infeção pode não ser detectada num rastreio de rotina. As pessoas que vivem com o VIH mas que estejam em tratamento e com carga viral indetetável têm uma probabilidade extremamente baixa de transmitir a infeção durante as práticas sexuais. Deste modo, o teste regular é determinante para se detetar a infeção em fases infeciosas e possibilitar o tratamento precoce da mesma e, assim, quebrar a cadeia de transmissão durante as práticas sexuais.
Os testes rápidos e o aconselhamento são anónimos, confidenciais, gratuitos e prestados por outros HSH - sem julgamentos ou preconceitos.
O GAT Checkpoint LX recomenda a realização regular do teste - duas ou mais vezes por ano.
O GAT Checkpoint LX assegura o acesso à consulta especializada num hospital do SNS, para realização de teste confirmatório de todas as pessoas com teste reativo para anticorpos do VIH no centro.
No aconselhamento entre pares do GAT Checkpoint LX pretendemos dar informação e responder a todas as perguntas num ambiente descontraído, no qual seja possível uma conversa amigável e uma troca de ideias descomplexada, de igual para igual. E sempre num contexto protegido e confidencial.
Os técnicos do GAT Checkpoint LX têm formação específica e atualizada para informar sobre a infeção pelo VIH ou outras IST e responder às perguntas, sem julgamentos nem preconceitos.
Alguns dos temas mais frequentes são:
O aconselhamento é voluntário, é possível fazer o teste sem qualquer tipo de aconselhamento.